quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Chayil


Chayil: palavra hebraica que significa virtuosa, excelente, que age corretamente. Eshet Chayil é um poema verso 22 com o qual o rei Salomão conclui o livro dos Provérbios (Provérbios 31).

 Palavra de DEUS diz: Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. Marcos 4:22

Quem achará uma mulher virtuosa? Oras...Quem verdadeiramente a procura achará. Se nada ficará encoberto, e que nada haja de ficar escondido para sempre. Quem procura acha.

Esse poema diz que seu valor é mais que pedras preciosas. Mas que pérolas, corais. Diamantes e Rubis

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Provérbios 31.10

Tudo se resume em um versículo:

Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. Provérbios 31.30

Essa será COROADA

Se pecarmos essa coroa cai de nossa cabeça. Se Honrarmos e Tememos a DEUS, ao SENHOR, então a coroa permanece.

Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós! Porque pecamos. Lamentações 5:16

Pois vais ao seu encontro com as bênçãos de bondade; põe na sua cabeça uma coroa de ouro fino. Salmos 21:3

Aqui diz que vai ao seu encontro com as bênçãos de bondade. Porque o rei se alegrou na presença do SENHOR. Por isso o SENHOR cumpriu os desejos do coração do rei Davi. Então as bênçãos seguiram o ungido derrubador de gigantes pela confiança que teve em DEUS.

O segredo é único: TEMER a DEUS. Essa é uma mulher VIRTUOSA. Uma verdadeira CHAYIL

Vamos ler atenciosamente:

1-Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.

2-O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

3-Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

4-Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

5-Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

6-Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.

7-Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.

8-Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.

9-Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.

10-Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.

11-Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.

12-Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.

13-Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.

14-Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.

15-Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.

16-A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.

17-Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.

18-Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.

19-Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.

20-Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!

21-Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.

22-Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.

No verso 10 diz que: quando um homem acha uma esposa FIEL e DEDICADA, ele acha um tesouro mais valioso que ouro e pedras preciosas. Sabemos que Jesus nos encontrou no momento em que mais nos "encontrávamos" solitárias.

"Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-ão: O meu prazer está nela, e à tua terra: A casada; porque o SENHOR se agrada de ti, e a tua terra se casará" Isaías 62.4.

 SENHOR se agradou de nós, por isso somos SUA NOIVA (E Ele continua a procurar por aquelas que são dedicadas e Fiéis).

O que o SENHOR quer nos dizer?

Que nunca mais seremos abandonadas por DEUS, pois em Sua Palavra diz que: "Eu nunca te deixarei, nem te desampararei" Josué 1.5.

DEUS jamais irá nos esquecer


Assim como o versículo 11 de Provérbios 31 diz, que o MARIDO confia nela. Assim o SENHOR nos ensina que o nosso nome será: "A terra do PRAZER do SENHOR DEUS" e "A NOIVA", porque o SENHOR se alegrará em você e a tomará para ser SUA.

DEUS se alegrará por sua causa, como o NOIVO que se alegra com sua NOIVA. Como assim: "SEU MARIDO?”

A Palavra de DEUS diz também para não termos medo, porque não seremos mais envergonhadas, e que também não devemos nos sentir envergonhada. Sabe porque?

"Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra”.Isaías 54.5

Podemos ver claramente além do que fala em Provérbios 31 sobre o tema que sempre recebe como: "A esposa ideal", "A mulher virtuosa". Mas meditando principalmente no verso 10 de Provérbios 31, consigo ir além.

Quando a mãe de Lemuel o preparava para receber a sua esposa, e o melhor; preparava-o para saber identificá-la, ela antes de tudo disse:

"Como, filho meu? e como, filho do meu ventre? e como, filho dos meus votos?" Provérbios 31.2

Seria um: "Meu filho querido, filho que eu consagrei ao SENHOR, este é o meu CONSELHO”

1- Não procure prazeres (Procurando MUITAS mulheres)- Provérbios 31.3

"Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos ao que destrói os reis”.

O que ela quis dizer com isso? Que o filho não deveria dar ás mulheres a força e o caminho dele. Pois a Palavra nos ensina que a nossa força está unicamente no SENHOR quando fazemo-lo se alegrar conosco, quando casamos com Seu Espírito Santo antes de qualquer coisa andando no Caminho que é JESUS. Desviando das mulheres (homens) sedutores que vivem de aparências.

Releia Isaías 62.4 Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-ão: O meu prazer está nela, e à tua terra: A casada; porque o SENHOR se agrada de ti, e a tua terra se casará.

DEUS teria uma mulher para ele que valeria por mil mulheres de tão preciosa que era. Seu valor como de RUBI; uma mulher semelhante a um exército, uma mulher GUERREIRA.

Por ele ser um rei, muitas se aproximariam dele para seduzi-lo e se aproveitar do status do rapaz e elas seriam vergonha na vida dele. Fariam ele desviar-se da verdade e eu chamado de reino e não existiria amor nisso e sim QUEDA.

2- O versículo 5,6 e 7 falam sobre bebida. A Palavra nos ensina que devemos nos embriagar sim, mas do ESPÍRITO SANTO DE DEUS. Beber DELE todos os dias, pois só assim seremos boas administradoras de tudo o que DEUS colocar em nossas mãos para fazer com gratidão e louvores a DEUS.

A mãe ensina que ele deveria ver prudentemente como andava e anda não como um néscio, mas sábio como a mulher que ENCONTRARIA, não sendo insensato, mas entendendo a vontade de DEUS (SENHOR) para a vida dele. DELES "corrigindo".

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito Efésios 5.18.

Se você ler tudo o capítulo 5 de Efésios notará que o capítulo no versículo 22 em seguida, fala dos deveres do CASAMENTO e o que mais a mãe de Lemuel deixou por escrito para ele? Como achar uma boa ESPOSA. Lindo não é verdade?

Lemuel deveria ser cheio do Espírito santo e ser governado por Ele antes de querer GOVERNAR qualquer coisa e seu casamento já que o homem tem a parte linda de ser o sacerdote da casa e da mulher (Esposa).

3- A boca admoestada: Lemuel teria que ser como a futura CHAYIL
"Abrir a boca com sabedoria"

Usar as palavras para ajudar outras pessoas, especialmente os que são fracos e pobres e não podem cuidar de si mesmos. Usar sua autoridade para fazer justiça e ajudar novamente os pobres e necessitados.

Se ele estivesse pensando em ganhar apenas dinheiro em ocupar a "POSIÇÃO" de rei para ter status na sociedade, ele iria se decepcionar, pois como andaria lado a lado de sua Chayil se estivesse em desacordo? Sem abrir a mão aos necessitados com bondade?
Sabe o que Provérbios nos ensinam?

a) Quem explora o pobre para enriquecer acabará na pobreza; o mesmo acontecerá a quem procura agradar os ricos para subir na vida. Provérbios 22.16

b) Certas pessoas querem possuir tudo o que vêem, mas quem ama a DEUS tem prazer em repartir o que possui com outras pessoas. Provérbios 21.26

c) Um rei que ama ao seu povo é fiel ao SENHOR e procura sempre fazer o bem, terá um reinado seguro e feliz. Provérbios 20.28

d) O homem justo obedece a DEUS de todo o coração e isso traz felicidade para sua família. Provérbios 20.7

e) O homem paciente vale mais que um general que venceu muitas batalhas, porque é muito mais difícil controlar as próprias emoções do que conquistar uma cidade. Provérbios 16.32

f) Quem maltrata os pobres ofende a DEUS, criador dos pobres; quem ajuda os pobres e necessitados está honrando a DEUS. Provérbios 14.31

Então ele encontra sua Chayil, sua Haifa, sua Jope, sua Beautiful, sua Donzela, sua Princesa, sua Bela, sua Menina, sua Querida, sua Rainha, sua LINDA. Sua WOMAN. Porque DEUS determinou. A Palavra de DEUS é profunda no Salmo 128 onde fala da família de um homem que temeu a DEUS. Temer a DEUS é o ponto principal, a chave que abre a porta, sabe aquela porta onde a mulher virtuosa é e tem seu trabalho reconhecido? Então é essa. Tudo porque existiu temor a DEUS. Falamos disso lá no começo do TEMER ao SENHOR. Respeito e Obediência. Aceitou o que DEUS pediu.

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e andam nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz será, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR. O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel. Salmo 128

Resultado é que a MULHER dele a esposa será uma CHAYIL, uma videira Frutífera. Olham ai novamente Provérbios 31.

Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas. Provérbios 31.31. Fruto das mãos dela. Seus filhos cheios de saúde (fé). Sua esposa é a fonte de alegria dele, pois ela também teme ao SENHOR. DEUS abençoa até a quarta geração de um homem assim. Há muitas bênçãos para o homem que ama e obedece ao SENHOR, ama Jesus Cristo de verdade, andando sempre em Seu Caminho, se afastando do mal.

Provérbio 31 começa falando de um homem, pois DEUS criou primeiro eles e depois nós as Chayil's do SENHOR, amadas Dele. E a mãe de Lemuel sabia desses princípios, por isso sabia como seria a esposa de seu filho.

QUEM OBEDECE E RESPEITA AO SENHOR TEM UMA FORÇA ESPECIAL E UM APOIO NAS HORAS DIFICEIS; SUA FAMÍLIA SERÁ ABENÇOADA E PROTEGIDA POR DEUS. (PROVÉRBIOS 14.26 Versão Bíblia Viva)

Agora medite em Isaías 54.10 ao 12 na mesma versão

"As montanhas podem sumir, os morros podem desaparecer, mas nada pode separar você do meu amor ETERNO. O trato de paz que EU fiz em seu favor nunca será quebrado. Quem faz essas promessas é o SENHOR, que tem carinho especial por você. Meu pobre povo, aflito, jogado de um lado para o outro como uma folha na tempestade. EU mesmo vou reconstruir os seus muros, usando SAFIRAS nos alicerces e assentando as pedra com massa COLORIDA. As torres da cidade serão construídas de RUBIS; EU farei as portas e os muros de pedras BRILHANTES e PRECIOSAS"

PS: leia o capítulo todo de Isaías 54.
Porque você e eu somos povo de DEUS, escolhidas por Ele para proclamar esse mesmo AMOR que JESUS tem por nós. Nós somos SUA NOIVA. SUA CHAYIL. Jesus é o MARIDO conhecido nas portas (Ele tem a chave em sua mão). Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. Provérbios 31.23

Jesus se assenta ao lado direito do Pai (DEUS). Por mais que Ele seja o REI, mesmo assim, Ele nos louva como ESPOSA. Dizendo: Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Provérbios 31.29

Não somos vergonha para ELE, por isso, Ele não irá nos envergonhar, pois em Mateus diz: Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32

Mas se negarmos Ele: Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:33

Lembra que fala das virgens e 5 delas ouviram de Jesus: "Vão embora! É tarde demais, Eu não conheço vocês"

Mas com a NOIVA que até o fim não envergonhá-lo isso não acontecerá. Ele será Fiel também, como Um marido maravilhoso.

Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás humilhada; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez. Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra Isaías 54.4-5

A mulher virtuosa é a coroa do seu MARIDO, mas a que o envergonha é como podridão (Provérbios 12.4).

Uma esposa fiel e dedicada é uma honra para qualquer marido, mas uma esposa leviana é como uma doença nos ossos, que tira o PRAZER da vida do marido.

Lembra o que fala em Isaías 62.4?

Vamos ler novamente:

Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-ão: O meu prazer está nela, e à tua terra: A casada; porque o SENHOR se agrada de ti, e a tua terra se casará.

Para finalizar essa ministração medite em Apocalipse 3.8-11

Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Aquelas que guardam a Palavra do SENHOR são conhecidas Dele, não nega o nome Dele. A porta que JESUS abriu em nós e para nós ninguém pode fechar. A mulher Chayil é louvada nas portas. Ela é louvada por JESUS. Ele tem o prazer nela. Consegue entender isso. Isso é palavra revelada. Detalhe no final:


GUARDE A SUA COROA
VOCÊ É O TRIUNFO DE JESUS, O CANTO DE ALEGRIA DELE
NÃO O DECEPCIONE, NÃO O NEGUE QUERIDA CHAYIL.
SEJA A ESPOSA DEDICADA E FIEL DE JESUS CRISTO.

SEJAMOS.

...♥...