terça-feira, 22 de março de 2011

Profeta

E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres…” (Ef 4.11.)

Enquanto a apóstola é aquela pessoa que recebeu de Deus a visão de enxergar mais longe, a profeta recebeu de Deus a visão para enxergar mais fundo. A profeta consegue perceber as realidades mais profundas da vida de uma pessoa e também de uma igreja. As cartas às igrejas da Ásia Menor, registradas no início do livro do Apocalipse, são um exemplo claro do ministério profético. Essas cartas olhavam para dentro do coração da igreja, vendo os seus pontos fortes e as suas fraquezas.

Certamente, Deus revela um pouco dos seus planos aos profetas (Am 3.7). Por isso, o profeta é, em geral, uma crente que constantemente anseia por ouvir mais de Deus. Ela gosta de se dedicar à quietude, à oração e à busca da presença de Deus. Esse seu anseio está relacionado como o seu desejo de receber de Deus para poder compartilhar com as pessoas o que tiver ouvido.

Outro exemplo: Tem momentos que você quer ficar sozinha no quarto, só você e DEUS, orando, lendo sua Palavra? Uma intercessora nata de coração? Tem recebido mensagens de DEUS e discernido pelo Espírito Santo a voz de DEUS. Tem buscado a vontade do coração de DEUS?. Muitas podem profetiza, mas é diferente de ter o dom da profecia. A profeta não tem compromisso com as pessoas, mas sim com DEUS, ela recebe de DEUS e passa para a igreja, para as pessoas. As Palavras não são: Assim diz EU...Mas sim: ASSIM DIZ O SENHOR. Ela é uma mensageira. Uma Atalaia, uma Sentinela.

Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Amós 3.7

Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias 1.5

Os profetas não tem dúvidas de seu chamado...Estude sobre os profetas Maiores (Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel). A Bíblia diz que, quando um profeta é realmente escolhido por Deus, tudo aquilo que ele fala acontece exatamente como foi falado, sem mudar nadinha! Quando não acontece ou algo sai diferente, é porque não foi Deus quem mandou dizer, pois Deus nunca falha e nunca mente.

E muito mais...


E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do SENHOR. 1 Samuel 3:20