quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ana


Ela era a esposa de Elcana e a preferida. Naquela época podia ter mais de uma esposa. Então Elcana também era casado com Penina que tinha filhos. Mas a Ana não podia ter filhos. E isso era uma vergonha para Ana.

"E este tinha duas mulheres..." 1 Samuel 1.2

Ana sempre recebia uma única porção, quando seu marido sacrificava ao SENHOR de ano em ano. O adorando. Pois não tinha filhos. A Palavra de Deus diz que Ana tinha uma RIVAL, sabe quem? A Penina, outra esposa de seu marido.

E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre. 1 Samuel 1.6

Ela não simplesmente podia ter filhos como sempre a Penina ficava de forma humilhante provocando a Ana para irritá-la

EXCESSIVAMENTE: Era de forma exagerada, sem limites.

Pense nesse momento em algo que você quer muito e não tem, algo que te faz chorar, sofrer, que tem sido o motivo das pessoas rirem de você?

Quem tem sido a Penina em sua vida?

Por mais que exista pessoa que tomem o lugar de Penina te zombando. A Palavra de DEUS diz que não temos que lutar com carne e sangue.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6.12

Todavia a situação de EXCESSIVAMENTE te provocarem para irritar continua, mesmo sabendo disso.

Ana diante dessas afrontas, ela CHORAVA. Você chora porque isso tem mostrado a sua vergonha. Podemos tirar uma lição da Pergunta que Elcana (o Marido) fez para Ana.

"Que está acontecendo com você, Ana? Perguntou o marido. Porque não come? Porque você fica tão triste pelo fato de não ter filhos? Ter a mim como marido não é melhor do que ter 10 filhos?”.

Tem momentos que ficar triste não irão resolver as nossas causas, chorar simplesmente também não. Mediante aos nossos sonhos que parecem demorar ou promessas que não dá a luz é como Ana que tinha sua madre cerrada (só ficava no sonho), na imaginação de como seria se tivesse tal assunto resolvido.

O SENHOR NOS PERGUNTA HOJE, E ELE QUER UMA RESPOSTA.

FILHA: Não Sou Eu mais que tudo na sua vida? A minha graça não te basta? Não Sou Eu mais que 10 promessas ou sonhos realizados? Ter a MIM como MARIDO não é a melhor que todas as coisas?

Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças Isaías 45.5

Sempre que eu escutava algo das pessoas naquilo que eu mais queria, toda vez que me perguntavam porque ainda eu não tinha aquele sonho, era uma facada entrando no meu peito e eu ficava realmente muito triste e chorava abundantemente. Até que um dia entendi que o que DEUS tinha para mim era realmente muito especial, o meu entendimento e aceitar o melhor de DEUS que estava por VIR cessou aquela avalanche em cima de mim e NUNCA MAIS fui afligida naquele assunto. Entendi que só ficar triste e chorando não estava resolvendo, até o dia que rasguei meu coração diante de DEUS, fui conversar com o meu Pai. Contei TUDO para Ele...Sabe aquelas crianças magoadinha rs* Foi o que fiz...

1- A PRIMEIRA LIÇÃO QUE ANA PODE NOS ENSINAR É:

IR PARA O LUGAR CERTO

Onde Ana foi? Foi para o Tabernáculo

O Tabernáculo era um templo desmontável que o povo de Israel podia transportar para onde fosse. Hoje temos um Tabernáculo: A Igreja, o Templo, também nosso coração é um lugar de adorar a DEUS, uma casa onde o Espírito Santo mora (Habita).

ANA FOI ATÉ O SENHOR DEUS.

O que a Palavra (JESUS) nos ensina?

EU SOU o CAMINHO, esse é o caminho que devemos seguir.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14.6

Ana se encontrava CANSADA, irritada daquela situação, aquele jugo estava pesado.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11.28-29

Ela foi até o lugar certo.

 
2- EM SEGUNDO LUGAR: ANA OROU

O ato de orar mostra fé, Ana teve fé em DEUS, confiou em contar seus segredos de dor a Ele. Ela abriu seu coração para a pessoa certa. A pessoa do Espírito Santo.


3-EM TERCEIRO LUGAR: ANA CHOROU NO LUGAR CERTO E COM A PESSOA CERTA.

Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. 1 Samuel 1.10

Ana não foi se abrir com as amigas, com seu marido que não podia resolver aquela situação, nem com a rival. Ela se achegou aos pés do SENHOR e derramou sua dor.

Há uma promessa na Palavra de Deus que diz: Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Mateus 5.4

Muito feliz é a mulher que chora na presença de DEUS. Quando Ana chorou NA PRESENÇA de DEUS, demonstrou humildade, reconhecendo que SÓ ELE poderia ajudá-la, ao se achegar a DEUS reconheceu o seu poder de operar MILAGRES, pois fez um voto e só faz um voto quem tem fé. Porque terá que cumprir e isso mostraram que ela nesse momento declarou que DEUS é o SENHOR.

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Salmo 121.1-2

Ana declarou dependência de DEUS. DEUS não sentiu dó de Ana e também não tem dó de nós. Mas sim COMPAIXÃO.

JESUS também chorou: Jesus chorou. João 11.35...

Pequenino e lindo...Ele sabe o que sentimos, sabe de nossas limitações. Mas quando Jesus chorou, Ele estava triste pela INCREDULIDADE do povo. Ana chorou, pois tinha fé em DEUS e foi até Ele chorar aos pés Dele.


4- EM QUARTO LUGAR: ANA ENTREGOU TUDO

E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 1 Samuel 1.11

Ana entregou aquilo que nem tinha. Ainda! Ela teve fé!

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11.1

Ela foi corajosa e ousada na sua confiança e DEUS ama isso. Ela ofertou algo lindo: SEU TUDO, seu sonho (ela corria o risco). Mas a fé foi maior.

Não prometa aquilo que não irá cumprir, pois DEUS não se agrada de voto de tolo.

Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Eclesiastes 5:4.

Aquilo que DEUS daria a ela seria um instrumento de DEUS para DEUS. Isso é o DAR, é o que acontece quando nos entregamos de verdade. Tudo em nós é o que temos passa a ser de DEUS. Para honra e glória Dele.

Não seria mais um acontecimento no mundo. Seria algo de valor abençoando e faria a diferença.


5- EM QUINTO LUGAR: ANA PERSEVEROU

E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca. 1 Samuel 1.12

E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando, porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Lucas 18.1-8


6- EM SEXTO LUGAR: PAGAR O MAL COM O BEM (JULGAMENTO DE HOMENS)


Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.

E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. 1 Samuel 1.13-14

A outra face. Ana respondeu a esse insulto com mansidão. Muitas vezes seremos e somos jugadas (e JULGAMOS) por autoridades que não nos conhece, mas que acham um motivo para apontar o dedo e não acolher. Ana superou isso pagando com o BEM.

Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte têm bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. 1 Samuel 1.15

Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. 1 Samuel 1.17


7- EM SÉTIMA: ANA FOI LEMBRADA

E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela. 1 Samuel 1.19

Ana foi LEMBRADA pelo SENHOR que nunca a deixou. O que aprendemos com isso? Que tudo pode parecer APAGADO, mas DEUS anotou todos os seus pedidos de oração e no tempo certo cada um deles (aqueles que são para sua vida) vão realizar.

Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim. Isaías 49.15-16


8- EM OITAVO: O MILAGRE ACONTECEU

E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR. 1 Samuel 1.20

O nascimento do que foi pedido ao SENHOR (SAMUEL).

Naquele tempo eu ajuntarei vocês; naquele tempo os trarei para casa. Eu lhes darei honra e louvor entre todos os povos da terra, quando eu restaurar a sua sorte diante dos seus próprios olhos", diz o Senhor. Sofonias 3.20 Versão NVI (Nova Versão Internacional)

Sempre chega a vez do MILAGRE se não desistirmos até aqui


9- EM NONO LUGAR: VOLTAMOS COM ALEGRIA

E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. Por isso também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao SENHOR foi pedido. E adorou ali ao SENHOR. 1 Samuel 1.26-28

O SENHOR ouviu a Ana e atendeu o seu pedido naquilo que era para a vida dela. Ela era atribulada e voltou com honra de toda a sua humilhação diante de Eli (o sacerdote) que a chamou de embriagada. Ainda por cima Ele iria viver com a PROMESSA REALIZADA de ANA.

E esse MILAGRE se tornaria MAIOR que ele.

Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. Isaías 61.7

A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2.9


10- EM DÉCIMO LUGAR: A HONRA, GLÓRIA E PODER AO REIS DOS REIS.

O cântico de Ana...Se você chegar até aqui não se esqueça de quem é a Glória...E quem foi que te AJUDOU.

Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança. O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu. O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força. Os que contendem com o SENHOR serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o SENHOR julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido. 1 Samuel 2.1-10