quarta-feira, 3 de abril de 2013

Presente para Ele


Falarei sobre a mulher (esposa) sendo o presente mais valioso do homem (marido). Quando perguntei ao Senhor sobre o que eu deveria falar de acordo com a imagem acima, sua resposta foi: Cantares (Cânticos dos Cânticos).

Vamos lá: A primeira vez que fui a igreja, abri a Bíblia de uma amiga em Cânticos (o esposo e a esposa).  DEUS disse: A mulher tem que ser submissa ao marido.

Exemplo de Submissão: Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres 1 Pedro 3.1

ESPOSAS: SEJAM

Acomodem-se aos planos de seus maridos, sede sujeitas aos vossos próprios maridos. Sara se acomodou aos planos de seu marido Abraão, porque antes o SENHOR se revelou para ele.
Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.
Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênises 12.1-3

"Sara, por exemplo, obedecia ao seu esposo, respeitando-como o cabeça da casa..." 1Pedro 3.6

O dever do homem obedecer é a Palavra de DEUS, ser um bom servo, sacerdote em seu lar, seu reino e na sociedade vem do comportamento da esposa.

Preste atenção de novo: Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres 1 Pedro 3.1

Abraçar a missão do marido. Essa é minha missão como esposa. Sara era parte indispensável no plano de DEUS; portanto, ela tinha que acompanhar o marido. E se ela tivesse batido o pé e dito: "Eu não vou!", teria criado problemas muitos sérios para o seu marido.

MAS ELA SEGUIU A LIDERANÇA DELE...

Sub, quer dizer debaixo, e a palavra missão é a e aceitar a missão dele. Entendi que a mulher submissa está de baixo da missão que DEUS tem para o seu lar. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênises 2.18

Seja casada ou solteira: Mulher seja o presente que DEUS preparou para que você fosse ao mundo, ao propósito que Ele tem para você e teu (futuro) marido. Respeite-o, honre-o, ame-o e seja auxiliadora na missão que DEUS deu a ele.

Salomão teve muitas mulheres, mas só uma é exaltada por ele (Sulamita).

Sessenta são as rainhas, e oitenta as concubinas, e as virgens sem número. Porém uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventuradas, as rainhas e as concubinas louvaram-na. Cânticos 6.8-9

A Palavra de DEUS ensina que não é bom que o homem ande só e que a mulher foi feita para ser sua companheira, sua AMADA...A mulher foi o presente que DEUS deu ao homem.

Em Cantares 1.2 diz que melhor é o teu amor.

A esposa deve declarar ao seu ESPOSO o quanto ela amo-O, o amor tem cheiro suave, o cheiro do amor é incomparável.

Na época existia o Nardo puro que é um perfume caro feito de uma erva do Norte da Índia, muito precioso. Lembra quando Maria ungiu os pés de Jesus? Era esse Nardo puro, o mais caro, era tudo o que ela tinha, escolheu quebrar e derramou nos pés do SENHOR para expressar o seu amor. Seu ato foi mais perfumado que o próprio Nardo.

Toda vez que a Noiva sai de encontro com seu rei, ela se perfumava. Lembra do preparo de Ester?

O caráter de Jesus faz com que O amamos, isso nos atraí porque o AMOR dele para conosco exala até hoje doce aroma.

Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão. Cantares 1.5

As tendas de Quedar eram feitas do pêlo escuro das cabras.

Quebar: uma poderosa tribo árabe. Quebar foi o segundo filho que nasceu de Israel.

Declara que a mulher é Formosa

O Interessante é que diz: Eu ESTOU, ou seja, ela não era? Creio que ela foi preparada para ser quem foi na história.

Estamos preparadas para fazer história nessa terra? Sermos lembradas como aquela que o REI tanto amou e amará para sempre?
O verso 6 chamou muito a minha atenção

Primeiro: ela pede para ele não reparar por estar queimada e ser morena e que se indignaram contra ela a puseram para guardar vinhas e a vinha que a pertencia não a guardou.

Fiquei pensando: Quantas mulheres guardam a empresa do patrão, a vida das amigas e seus lares ficam desprotegidos. Até sobre a igreja há um recado que se você não guarda nem mesmo a sua casa como fará bem o serviço na igreja? Outro ponto de ver: Seus meios-irmãos a tinha colocado para cuidar das vinhas, e por isso ela não pode tratar de sua aparência, como faziam as outras moças. Ela podia se sentir trancada.

A Sulamita não tinha nada para oferecer a não ser a si mesma. Ela tinha amor, não tinha riqueza alguma.
 Isso me faz lembrar de Ester que era órfã, a única coisa que tinha era sua vida e foi isso que entregou como rainha, Jesus fez isso, os servos também.

Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho eu te dou. Amor por JESUS.

Aqui fica um exemplo para as solteiras: Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascenta o teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia; pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos rebanhos de teus companheiros? Cantares 1.7

Embora a Sulamita ansiasse por encontrar Salomão, ela não queria correr atrás dele como se fosse uma qualquer (para que não andasse vagando, porque seria eu como uma mulher de rosto velado) Por que razão seria eu como a que anda errante junto aos rebanhos de teus companheiros?

 Pai me revelou algo sobre as solteiras: Em Cantares 3.1-3 diz que a Sulamita tinha medo de perder o amor de sua vida.

De noite, em minha cama, busquei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.
Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.
Acharam-me os guardas, que rondavam pela cidade; eu lhes perguntei: Vistes aquele a quem ama a minha alma?

Mulheres solteiras: Não tenham medo de perder, porque o que DEUS nos dá é para sempre, o que DEUS decreta sobre tua vida é seu e de mais ninguém. Não fique correndo atrás dos homens com medo de ficar sozinha.

Fica procurando, em todos os lugares, cuidado para não ser confundida com uma mulher promiscua...O medo e a ansiedade mancha a tua reputação, e a de JESUS também. Temos sim um sonho de ter alguém, mas é necessário às vezes despertar dos sonhos fantasiosos.

m Cantares 3.5 a Sulamita diz: NÃO ACORDEIS, NEM DESPERTEIS O AMOR, ATÉ QUE ELE TE QUEIRA.

Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira. Cantares 2.7

Deixe o amor desenvolver-se naturalmente, não o force...Você tem que ser um presente na vida de um homem e não uma tribulação, tormento e sufoco...

Declaração de amor: Salomão compara a Sulamita com aquilo que ele mais gosta.

Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó meu amor. Cantares 1.9

Compare: Tinha também Salomão quarenta mil estrebarias de cavalos para os seus carros, e doze mil cavaleiros. 1 Reis 4.26

Salomão possuía 40 mil cavalos para carros (ele compara muito Sulamita aos animais porque ele foi um grande estudioso da natureza e tinha muito interesse nos animais desde os grandes cedros do Líbano até a pequenina plantinha de Nissopo que cresce nas fendas dos muros).

Ele declara: A minha égua entre os carros de Faraó. Essa declaração é o maior elogio possível.

Encontrou: Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares. Cantares 1.10

Lembra quando o servo de Abraão encontrou a esposa para Isaque (era à vontade de DEUS). O servo de Abraão inclinou-se á terra diante do SENHOR e tirou jóias de prata e de ouro, vestidos e deu-os a Rebeca (Gênises 24.53).

Jesus se encontrou conosco, tirou nossas velhas roupas, trocou nossos sapatos, nos ornou como rainhas para Ele.

Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias. Isaías 61.10

Quando nos saciamos do amor de JESUS. Que é o amor presente, dizemos: Tu és SENHOR quem aguardá-va-mos, você me salvou em Ti nos alegraremos, seremos gratas e cantaremos esse amor.

O que o amado Jesus é para você?

Cantares 1.14: Como um ramalhete de hena nas vinhas de Engedi é para mim o meu amado.

Hena é uma flor muito perfumada que crescia no oásis de En-Gedi

En-Gedi: Lugares fortes, um oásis a leste de Hebrom, acima das margens do mar morto, era conhecido por suas vinhas exuberantes. Um dos lugares que Davi se escondeu.

Quem é seu En-Gedi? Quem é seu lugar forte? Quem é Jesus para você?


DESENVOLVENDO o Amor por Ele: Jesus não vive fugindo, nós é que o procuramos POUCO, por isso não O encontramos de forma gloriosa. Há mais de DEUS para nós. Basta buscar.

Cantares 2.4 Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.

O amor da Esposa é visível para todos verem, ao meu e ao teu respeito. O seu Estandarte sobre mim é o AMOR. O Estandarte era uma Bandeira grande usada para reagrupar às tropas. Em outras palavras: É VISÍVEL ESSE AMOR. É uma vitória, aonde o amor vence, é aonde o favor alcança.

Saia do Deserto: Onde aprendemos a amar o Amado como DEUS quer, então saímos do deserto. O povo de Israel enquanto desobedecia, rodearam o deserto. Muitos morreram lá.

Mas se obedecer e agradar o SENHOR, Ele te faz SUBIR.

Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de todos os pós dos mercadores? Cantares 3.6

Que é que vem subindo do deserto, como uma coluna de fumaça, perfumado com mirra e incenso com extrato de todas as especiarias dos mercadores?

Como um Exército: Cantares 6.4 e Cantares 6.10

Minha querida, você é linda como Tirza, bela como Jerusalém, admirável como um exército e suas bandeiras.

Quem é essa que aparece como o alvorecer, bela como a lua, brilhante como o sol, admirável como um exército e suas bandeiras?

A mulher deve ser um exército para seu marido o protegendo em suas orações. Seu Zelo!

Se ela for: Cantares 8.8-9 Temos uma irmãzinha; seus seios ainda não estão crescidos. O que faremos com nossa irmã no dia em que for pedida em casamento? Se ela for um muro, construiremos sobre ela uma torre de prata. Se ela for uma porta, nós a reforçaremos com tábuas de cedro.

Se ela resistisse às tentações: UM MURO
Mas se ela fosse fraca: UMA PORTA

Então a Sulamita responde: EU SOU UM MURO

Cantares 8.10 Eu sou um muro, e meus seios são as suas torres. Assim me tornei aos olhos dele como alguém que dá paz.

Analise sobre o MURO:

SEIO: curvatura, sinuosidade, glândulas/mamárias femininas, âmago
CURVATURA: forma curva de qualquer corpo, cumprimento com a inclinação do corpo para frente.
SINUOSIDADE: que apresenta curvas irregulares, em sentidos diferentes; ondulantes.
GLÂNDULAS/ MAMÁRIAS FEMININAS: conjunto de células especializadas, que fabricam substâncias destinadas a atuar no organismo e, após, ser destruídos ou eliminado(s).
MAMÁRIO: mama: órgão glandular em número de 2 ou mais, característico dos mamíferos, e que na fêmea produz o leite, sendo normalmente atrofiado no macho, o período de amamentação.
ÂMAGO: VENTRE: O CENTRO, O MEIO DE QUALQUER COISA, A PARTE MAIS ÍNTIMA DE UM SER; A ALMA.
VENTRE: cavidade abdominal, abdome, útero.
ÚLTERO: orgão onde se GERA, o feto dos mamíferos; madre, matriz.
MADRE: VIGA HORIZONTAL SOBRE A QUAL ASSENTAM BARROTES (peça de madeira onde se pregam as tábuas dos assolhos e TETOS).
MATRIZ: lugar onde algo se GERA ou CRIA, MOLDE para a fundição de qualquer peça. ESTABELECIMENTO PRINCIPAL, centralizador e controlador, sede, IGREJA MATRIZ.
MURO: parede forte (separação de um lugar para o outro), defesa, proteção (aquela que acha a paz)
TORRES: edificação alta que se construía, sobretudo para defesa em caso de GUERRA. Construção alta e estreita, isolada ou anexa à igreja, onde ficam os sinos.

Quer fazer bem para alguém, seja quem for? Ore por ela. A mulher que é presente na vida do marido à primeira coisa que ela faz por ele é orar.

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Provérbios 31.12

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4.17

Que possamos ser um presente nas mãos de DEUS, um instrumento valioso. Que o SENHOR JESUS se alegre conosco todos os dias de nossas vidas. Amém