quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Guarde seu Coração




Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Pv 4.23

Resumo do que significa: Acima de tudo, meu filho, tome muito cuidado com suas emoções, porque elas afetam toda a sua vida.

"...e vestida a couraça da justiça;"(Efésios 6.14)
O peito geralmente é considerado como o lugar da alma. Devemos manter o coração puro e justo. Porque o pecado dá ao inimigo um ponto de apoio.

Confissão e perdão com base no sangue de Cristo purificam o coração.

Vemos o que acontecia com Neemias.
O inimigo usava manobra para que a obra(muro) não terminaria. Tentavam ridicularizar a Neemias

"O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o árabe, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?"( Neemias 2.19)

Escarneceram dele:
"E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus. E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas? "(Neemias 4.1-2)

Conspiraram para atacar e criar confusão:
"E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo, E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento."(Neemias 4.7-8)

Usaram a opressão interna, resultante de sua própria injustiça:
" Foi, porém, grande o clamor do povo e de suas mulheres, contra os judeus, seus irmãos. Porque havia quem dizia: Nós, nossos filhos e nossas filhas, somos muitos; então tomemos trigo, para que comamos e vivamos. Também havia quem dizia: As nossas terras, as nossas vinhas e as nossas casas empenhamos, para tomarmos trigo nesta fome. Também havia quem dizia: Tomamos emprestado dinheiro até para o tributo do rei, sobre as nossas terras e as nossas vinhas. Agora, pois, a nossa carne é como a carne de nossos irmãos, e nossos filhos como seus filhos; e eis que sujeitamos nossos filhos e nossas filhas para serem servos; e até algumas de nossas filhas são tão sujeitas, que já não estão no poder de nossas mãos; e outros têm as nossas terras e as nossas vinhas."(Neemias 5.1-5)

Conspiraram para desacreditar Neemias:
"E, entrando eu em casa de Semaías, filho de Delaías, o filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; sim, de noite virão matar-te."(Neemias 6.10)

O diabo usa sempre a mentira
Entre outras...tudo isso para entrar no coração de Neemias

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."(Provérbios 4.23)

Se você busca os propósitos de DEUS ou protege o bem-estar do povo de DEUS, então você está em uma batalha espiritual.
A batalha espiritual começa assim quando o inimigo (Satanás) percebe sua motivação de fazer a vontade de DEUS.

Neemias chamou a atenção de seus inimigos Sambalate e Tobias, que "muito desagradaram" quando ele começou a trabalhar na construção dos muros de Jesuralém e empregaram várias estratégias para empedir Neemias de realizar sua tarefa. Essas estratégias do inimigo continuam até hoje. Neemias tomou providências que o ajudaram a perseverar e concluir sua tarefa.

O que fazer?
Dedique-se ao trabalho de DEUS
Ore reconhecendo a soberania de DEUS
Ore e monte guarda, tomando precauções necessárias.
Encorage as mulheres a lutarem por suas famílias
Conduza o povo ao arrependimento confessar e reparar as brechas...Principalmente nós mulheres.
Ore pedindo força a DEUS
Seja um modelo de retidão
Proteja as portas
Tire da casa de DEUS os pertences do inimigo

Por isso diz: "Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças."(Deuteronômio 6.5)

O primeiro lugar na nossa vida é o SENHOR, o trono do nosso coração e do SENHOR DEUS. Obedeça-O

" O meu escudo é de Deus, que salva os retos de coração."(Salmo 7.10)
A nossa fé é nosso Escudo, ou seja: "a minha fé é de DEUS"

O nosso coração é enganoso mais do que todas as coisas, nosso coração é um campo (a semente que nele cair nele dará seus frutos, seja bons ou ruins)