segunda-feira, 11 de abril de 2011

Libertadora

É muito fácil olharmos as situações e dizer: Está tudo errado ou algo tem que ser feito. Mas só dizer é o mesmo que não fazer nada.

Existiu uma mulher que foi considerada sábia: A mulher de Abel. Que não esperou passivamente que alguém salvasse sua cidade, ela teve sabedoria e coragem para agir com rapidez e decisão. Sua cidade foi cercada pelo exército do rei por ter sido infiltrada por um líder rebelde. Mas ela intercedeu com sucesso evitando, assim, a destruição de muitos inocentes.

Havia uma instabilidade política, um homem mal chamado Seba, que tentava outra revolta. Esse construiu rampas para derrubar os muros de Abel. Essa mulher subiu ao muro de Abel e gritou: Quero falar com você:

Então uma mulher sábia gritou de dentro da cidade: Ouvi, ouvi, peço-vos que digais a Joabe: Chega-te aqui, para que eu te fale. 2 Samuel 20.16

Joabe era um comandante do exército de Davi que perseguiu Seba até Abel-Bete-Maaca ao norte.

Depois disse: Eu sou uma pacificadora fiel de Israel.

Sou eu uma das pacíficas e das fiéis em Israel; e tu procuras matar uma cidade que é mãe em Israel; por que, pois, devorarias a herança do SENHOR?  2 Samuel 20.19

Esse Seba havia sido contra Davi. Se Essa mulher não intercedesse pela cidade todos seriam destruídos. Mas ela sugeriu que pegasse só o Seba.

A coisa não é assim; porém um só homem do monte de Efraim, cujo nome é Seba, filho de Bicri, levantou a mão contra o rei, contra Davi; entregai-me só este, e retirar-me-ei da cidade. Então disse a mulher a Joabe: Eis que te será lançada a sua cabeça pelo muro. 2 Samuel 20.21

O que aprendemos com a Libertadora? Que sua intercessão por aquele povo impediu que todos fosse destruídos. Somente aquele que causou o mal seria entregue. Dos dois lados vidas foram poupadas. Ela agiu com sabedoria e com justiça, intercedendo por seu povo e vidas inocentes de ambos lados do muro foram salvas.

Aprendemos de devemos fazer o que é preciso, por meio de nossas vidas as mulheres. DEUS quer salvar pessoas inocentes, algo que Jesus já conquistou. Deus pede a mesmo obediência quando nos chama. Podemos hesitar, desejar seguir outro caminho. Não estamos sós Deus nos dá o auxilio e segurança que precisamos.

Aprendemos mais um pouco no livro de Tiago. Assim como essa mulher foi considerada sábia. Também seremos se pedir-mos ao Senhor.

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5