quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tamar e Tamar 1

Existiu duas moças, ambas com o mesmo nome: Tamar. Uma era filha de Davi e a outra era nora de Judá.

Tamar de Davi enfrentou um situação muito triste, foi enganada e desprezada em seguida. Seu meio - irmão (irmão por parte de pai) a viu como um objeto de desejo sexual.

Amnom era herdeiro do rei.
"Amo Tamar, irmã de Absalão, meu irmão" 2 Samuel 13.4

Amnom recebeu um mal conselho de Jonadabe sobrinho de Davi  e primo de Amnom.
"E Jonadabe lhe disse: Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão" 2 Samuel 13.5

Tamar foi pega em uma armadilha. Porém era uma moça do bem.
"Mas ela lhe disse: "Não, meu irmão! Não me faça essa violência. Não se faz uma coisa dessas em Israel! Não cometa essa loucura. O que seria de mim? Como eu poderia livrar-me da minha desonra? E o que seria de você? Você cairia em desgraça em Israel. Fale com o rei; ele deixará que eu me case com você". 2 Samuel 13.12-13

O que Amnom sentia era obsessão, uma conhecida paixão de luxúria de engano e prejudicou a vida da moça para sempre.

Ele expulsou a Jovem, como se ela fosse a culpada. Em desespero a jovem rasgou a túnica que usava (suas vestes de princesa, roupas que as virgens usava, filhas dos reis naquela época).

O que aconteceu com a Tamar de Davi é o cumprimento de uma profecia que o pecado que Davi cometeu com Bate-Seba gerou. Entregue pelo ministério do profeta Natã.

Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.
Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’.
"Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. 2 Samuel 12.9-11

Não estou aqui para falar do pecado de Davi, nem do meu e muito menos do seu. Mas apenas mostrar pela Palavra de Deus, que é muito sério quando pecamos, quando matamos. Uma família foi assolada. Vamos meditar em tudo isso. Se imagine no lugar de Tamar. Agora será mais fácil se imaginar no lugar de Davi.