sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tamar e Tamar 2

Outra moça que se chama Tamar, a nora de Judá.

Tamar pode ser vista como uma moça maliciosa, Mas se analisar sua história notará que ela foi enganada também. Mas no final a história sorriu para ela. Essa Tamar Gerou Perez de sua descendência viria o rei Davi e finalmente, muito mais tarde Jesus o nosso Resgatador.

Seu sogro Judá (filho de Jacó e Lia), arranjou casamento com seu filho Er, mas por sua perversidade esse morreu castigado. depois foi prometida para o irmão dele Onã, pois era costume assim fazer. Isso para que pudesse ter filhos. Mas esse homem não era fiel a esse voto ele derramava seu sêmem no chão a impossibilitando de ser mãe. Esse também foi castigado por Deus.

Com medo de arriscar o terceiro filho com Tamar, Judá a enganava fazendo a esperar por aquilo que não queria entregar para a moça. Nesse processo a esposa de Judá morreu. E ele foi viajar. Tamar ficou sabendo da viajem e decidiu agir. Se ele não a deixava ser mãe então ela faria isso por conta própria.

Tirou as roupas de viúvas, desfarçou-se de prostituta e sentou ao lado da estrada. Judá dormiu com ela dando algumas coisas como como penhor de pagamento futuro.

Um  anel de sinete
Seu cordão
Seu cajado

Três meses depois Seu sogro descobriu que Tamar dizerá aquilo. Na época ele não percebeu pois ela estava com o rosto tampado com um véu.

E vendo-a Judá, teve-a por uma prostituta, porque ela tinha coberto o seu rosto. Gênesis 38:15
 Na época as prostitutas do santuário mantinham-se cobertas por espessos véus antes e depois do intercurso sexual, numa tentativa de criar ilusões de que o participante estava realmente praticando o ato sexual com a própria deusa. Isso favoreceu Tamar, dando-lhe o disfarce para que seu sogro jamais a reconhecesse.

Cerca de três meses mais tarde, disseram a Judá: "Sua nora Tamar prostituiu-se, e na sua prostituição ficou grávida". Disse Judá: "Tragam-na para fora e queimem-na viva! " Gênesis 38:24

Tamar estava grávida, mas seu sogro não tinha idéias que ele era o responsável. Com raiva achando que a nora havia se postituido, ordenou que fosse queimada até a morte.

Mas antes da sentença de execução, Tamar envio-lhe, porém, uma mensagem:

E tirando-a fora, ela mandou dizer a seu sogro: Do homem de quem são estas coisas eu concebi. E ela disse mais: Conhece, peço-te, de quem é este selo, e este cordão, e este cajado. Gênesis 38:25

 "Estou grávida do homem que é dono destas coisas". E acrescentou: "Veja se o senhor reconhece a quem pertencem este selo, este cordão e este cajado".

Ele foi pego de surpresa.

Sabe o que ela ouviu daquele que mandou executar a moça em forma de queimaduras até a morte porque ela havia se prostituido?

Mais justa é ela do que eu.

Cuidado ao julgar. Você e eu podemos cair nas nossas palavras quando apontamos os dedos.