segunda-feira, 29 de julho de 2013

Procedimiento


Tenho lidado muito com a paciência em relação a arte, esperar o processo de cada etapa, mesmo que ainda não seja profissional, mas não desistir pela razão de ter que esperar o procedimento de cada fase.

Pegar a folha, o lápis grafite, traçar a figura, sombrear, a parte de sombreamento é necessário um olho de águia, cada pequeno detalhe é necessário, e parece que não, mas faz toda diferença no final. Depois de sombrear você pode guardar, emoldurar, ou criar ainda mais sobre o papel, o processo criativo não acaba na sombra, ele continua nas cores, colocar sua marca, tua visão artística.

Já relatei em algum lugar que a natureza me lembra a paciência de Deus, hoje com meu sobrinho ele me entregou um pedaço de mato e fiquei olhando aquilo em minhas mãos, notei cada detalhe daquela planta, vários riscos perfeitos. Então lembro que tenho que esperar o processo (procedimiento em espanhol) de tudo. A arte está me instigando no fator da espera. Fazer devagar, sou muito "pra ontem" então fazia tudo muito acelerado e notava que o resultado final nunca me satisfazia.

Estudei com uma moça chamada Désirré, e ela fazia bem devagar sua obra e falei para ela que falaria dela por aqui no blog e que aprendi olhando ela, ela me falou que eu deveria ensinar ela ser mais rápida e eu falei para ela que eu queria ser mais devagar.

Ir devagar é a palavra da vez para mim, muitas coisas estão caminhando na minha vida, mas cada passo em seu devido tempo, foi assim que li no copo do meu refrigerante no cinema:

  "A Jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo"
(O Rei Leão 3)

Posso correr, posso ser veloz, não há problemas nisso, mas existe passo a passo, e nele devo manter meu foco, cada passo com dedicação total.